quarta-feira, 25 de maio de 2016

CONSULTA DE BEM-ESTAR E CRESCIMENTO PESSOAL, Focusing: ajude a sua mente a escutar o corpo

Já deu por si a ter uma sensação de tensão na barriga antes de um teste ou de uma entrevista importante..? Pressão ou peso no cérebro..? Sentir a mente meio despistada ou desorientada ao longo do dia..?
Costuma dar atenção a essas sensações ou procura fazer outra coisa que ajude a distrair..?
Se for como a maioria das pessoas é provável que se queira distrair disso, já que são sensações desagradáveis. É muito mais comum darmos atenção ou estarmos abertos a coisas que nos façam sentir bem. 

No entanto, HÁ PROVAVELMENTE UMA BOA RAZÃO PARA QUE NO SEU CORPO VOCÊ ESTEJA A SENTIR O QUE ESTIVER A SENTIR, independentemente de ser agradável ou desagradável. 

O nosso corpo não é só um composto de processos fisiológicos e bioquímicos. Ele é uma membrana sensível que está em constante inter-relação com o ambiente à sua volta, efectuando trocas de informação entre o nosso mundo externo e interno de modo a manter um equilíbrio dos seus sistemas, equilíbrio esse que dá pelo nome de homeostasia.

Este processo de homeostasia tem fascinado o homem desde os tempos mais remotos e hoje em dia, muitas são as áreas do saber humano que se especializaram no seu estudo, em particular a psiconeuroimunologia. 

Esta é uma das ciências que comprovou a existência de uma interligação entre o sistema nervoso, endócrino e imunológico, demonstrando que as emoções perturbadoras e os fatores geradores de stresse podem, para além de nos fazer sentir miseráveis, levar-nos literalmente à doença.  
No que respeita ao sistema nervoso, a maior parte de nós não foi ensinado a cuidar dele de forma consciente e natural. Na cultura onde nascemos SÃO MUITOS OS SÍTIOS ONDE NOS ENSINAM COMO PENSAR OU ATUAR, MAS SÃO RAROS OS LOCAIS ONDE NOS ENSINAM A SENTIR E A ESCUTAR O PROCESSO DO CORPO.

O Focusing é a aplicação sistematizada e concentrada da nossa atenção de modo a regular o nosso sistema nervoso e os estados emocionais que daí decorrem. Ao focarmo-nos na abundância de sensações do nosso corpo podemos aprender a aliviar tensões, dores ou outras sensações e sentimentos desagradáveis, sintomas psicossomáticos, resolver indecisões ou mesmo hábitos indesejáveis. 
No geral, trata-se de uma atividade natural que todos nós já fazemos ao longo de um dia mas de uma maneira ineficiente e pouco consciente, para além de ser feito apenas durante curtos períodos de tempo.



De fato, a atenção concentrada numa sensação corporal ou num sentimento pode por vezes intensifica-la. Outras vezes a sensação inicial desagradável pode transformar-se noutra igualmente desagradável, antes de obtermos algum alívio. Por esta razão O USO DESTA TÉCNICA NA SUA FASE DE APRENDIZAGEM DEVE SER SUPERVISIONADA POR UMA PESSOA COMPETENTE.

O Focusing foi nomeado por Eugene Gendlin e usado para pessoas que tem dificuldades em identificar, compreender, expressar ou relacionar-se com as suas sensações e emoções. Através de passos simples as pessoas conseguem APRIMORAR A COERÊNCIA ENTRE A MENTE E O CORPO, entre o que pensam e aquilo que realmente estão a sentir.


Os benefícios deste aprimoramento permitem que as pessoas estejam mais enraizadas e centradas no que estão a fazer, obtendo também insights profundos sobre o que precisam de fazer para optimizar o seu bem-estar.

“Se ofereceres resistência às coisas que se estejam a passar no teu interior, elas vão persistir, mas se te tornares plenamente consciente do que estás a vivenciar, elas vão-se dissolver”. 
Eugene Gendlin

Saiba algumas das vantagens em aprender a fazer Focusing:

  • Poder fazer escolhas mais coerentes consigo mesmo/a;
  • Auxiliar os médicos num possível diagnóstico;
  • Ter uma maior noção dos seus limites;
  • Estar mais atento às suas necessidades profundas;
  • Obter maior prazer da relação sexual;
  • Ter menos acidentes e lesões;
  • Saber o que fazer para alcançar um maior bem-estar;
  • Melhorar as suas competências de escuta de si e do outro.

VENHA EXPERIMENTAR UMA CONSULTA à Clínica do Poder!

Mestre João da Fonseca
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
joao.dafonseca@clinicadopoder.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário