segunda-feira, 10 de outubro de 2016

COMPLICAÇÕES SEXUAIS E UROLÓGICAS EM DIABÉTICOS

Tanto homens com mulheres com diabetes podem desenvolver problemas sexuais devido ao dano que causam nos nervos e vasos sanguíneos. Os nervos que controlam os órgãos internos são chamados nervos autónomos, dão sinais ao corpo para realizar funções orgânicas, por exemplo a digestão dos alimentos, os movimentos para a circulação sanguínea, processos que acontecem sem o indivíduo estar com consciência deles ou a ordenar essa ação ao organismo. 


A resposta do corpo aos estímulos sexuais também é involuntária, comandada por sinais nervosos autónomos que aumentam o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e relaxam o tecido muscular liso. Danos exercidos nestes nervos autónomos podem dificultar a sua função normal. Mostra-se uma redução do fluxo sanguíneo o que pode contribuir para a disfunção sexual.

Homens

Os homens que têm diabetes são duas a três vezes mais propensos a ter disfunção erétil do que os homens que não têm diabetes. Entre os homens com disfunção erétil, indivíduos com diabetes podem sentir sintomas do problema 10 a 15 anos mais cedo do que os homens sem diabetes. Investigações sugerem que a disfunção erétil pode ser um marcador precoce de diabetes, particularmente em homens com aproximadamente 45 anos de idade e mais jovens.

Além de diabetes, existem outras causas principais para a disfunção erétil, estas incluem pressão arterial elevada, patologias renais, consumo frequente de álcool, patologias capilares. A disfunção erétil também pode ocorrer devido a efeitos colaterais medicamentosos, fatores psicológicos, fumo e deficiências hormonais.


Mulheres

Em mulheres a situação ocorre de forma semelhante. Verifica-se frequentemente uma diminuída ou ausente resposta sexual em pré-diabéticas ou diabéticas insulinodependentes, o que pode incluir a dificuldade da mulher ficar excitada e manter essa excitação, a reduzida sensibilidade nas áreas genitais e a incapacidade ocasional para atingir o orgasmo.


Muitas mulheres com diabetes sofrem com problemas sexuais, estes podem incluir:
  • Lubrificação vaginal reduzida (secura vaginal)
  • Relação sexual dolorosa ou desconfortável
  • Diminuição ou nenhum desejo para a atividade sexual
  • Diminuída ou ausente resposta sexual
Ter diabetes não é uma condição normal "porque tenho 50 ou 60 anos", "porque o meu pai/mãe já tinha"… Não é uma condição leve "porque está controlada com medicação"… É uma patologia que influencia diariamente a condição de outros órgãos e que traz consequências a curto e longo prazo.

Drª Inês Pereira
Nutrição
ines.pereira@clinicadopoder.pt

Para mais informações consulte Clínica do Poder.

Contacte-nos!

VIVA COM SAÚDE, PODER E QUALIDADE DE VIDA!

GOSTE E PARTILHE MAIS E MELHOR SAÚDE!

5 comentários: