quarta-feira, 20 de junho de 2018

TIRÓIDE, A HORMONA CHAVE

A tiróide é uma hormona chave. As hormonas tiroideias estimulam a secreção de muitas outras hormonas: hormona de crescimento, hormonas adrenais (cortisol, DHEA...) e hormonas sexuais (incluindo estrogénio, progesterona, testosterona). Tratar deficiência de hormona da tiróide melhora os níveis de outras hormonas. As hormonas da tiróide também aumentam: o fluxo sanguíneo, a produção de energia, a velocidade do pensamento, o metabolismo, o sistema imunológico (contra várias infeções e cancro), o “bom” colesterol HDL (e reduz o “mau” colesterol: LDL).


Deve ter em atenção, que uma deficiência de hormona da tiróide é muito mais comum do que poderá pensar. De acordo com estudos científicos que ligam os níveis hormonais da tiróide a riscos de doença, mais de 50% dos pacientes poderiam ter pelo menos um grau moderado de insuficiência da tiróide. Apesar da suspeita de uma alta frequência de estados intermediários, muitos pacientes não são tratados.

Porquê? Porque existe uma interpretação parcial dos testes. Não é suficiente estar dentro dos valores de referência para se ser saudável e ter bons níveis de tiróide. De facto, os valores de referência são valores estatísticos, não são valores indicadores de saúde. A saúde ou os valores ideais para cada pessoa estão numa pequena porção do intervalo de referência (o intervalo entre os limites superior e inferior dado pelo laboratório, onde muito poucas pessoas estão).

Sabia que:
  • Os sinais físicos do hipotiroidismo são: aparência física edemaciada, com o rosto inchado e papos nos olhos, excesso de peso, cabelos secos, ásperos, quebradiços e grossos, mas inchados por mixedema, uma tendência para perda de cabelo difusa.
  • As hormonas da tiróide são ótimos antidepressivos! Proporcionam felicidade e alegria pela manhã.
  • Ao comer proteína à noite, você agrava a insuficiência da tiróide (porque a conversão da pró-hormona T4 na hormona tiroideia mais ativa, T3, é retardada a noite toda).
  • As hormonas tiroideias aceleram a eliminação de resíduos nas células e entre elas.
  • O hipertireoidismo é caracterizado por: nervosismo, sensação de calor, suor excessivo, perda de peso. 

 Descubra abaixo como detetar os sinais de hipotiroidismo e como aumentar a sua função tiroideia naturalmente. Mantenha-se saudável!

Quais são os sinais de hipotiroidismo?

Existem duas formas distintas de diagnosticar o hipotiroidismo:
  • Ter níveis de tiróide fora do intervalo de referência (tenha em mente que é um valor estatístico e não um valor indicador de saúde).
  • Ter um nível elevado de TSH (hormona estimulante da tiróide). TSH é segregada pela glândula pituitária para estimular a glândula tiróide. Quando os níveis de tiróide estão baixos, o seu TSH aumenta. Portanto, um alto nível de TSH é um sinal de hipotireoidismo.

Pacientes com baixa função tiroideia experimentam principalmente os sintomas pela manhã, quando acordam ou quando estão em repouso. O que sentem? Estão cansados quando acordam, sentem-se rígidos e ficam deprimidos pela manhã. Os efeitos espalham-se pelo corpo. Quando o paciente começa o dia e está ativo, as queixas tendem a desaparecer. Porquê? Porque quando os pacientes que sofrem de hipotiroidismo estão em repouso, o sangue flui mais lentamente. Durante este período, os tecidos não serão adequadamente abastecidos com oxigénio e nutrientes.

Quais são as queixas mais comuns de pacientes com hipotiroidismo?



Sinais físicos:
  • Cabelo seco e frágil
  • Cabelo grosso e áspero
  • Papos nos olhos
  • Cara inchada
  •  Lábios grossos
  •  Sobrancelhas (perda do terço externo da sobrancelha)
  •  Unhas quebradiças
  •  Mãos e pés frios
  •   Mãos acrocianótica
  •  Pé chato (hipotiroidismo infantil)
  •   Fissuras nos tornozelos e calcanhares
  •   Calcanhares amarelados
Como tratar a deficiência tiroideia? Quais são os testes que deve fazer?
  • No sangue: Além de medir os níveis de hormonas da tiróide T3 livre(triiodotironina) e T4 livre(tiroxina) e TSH (hormona estimulante da tiróide), recomenda-se que pergunte, durante a avaliação inicial, a dosagem de anticorpos anti-tiroideias como as peroxidases antitiroideias e anti-tiroglobulina que podem ser usados para discernir se um processo auto-imune está envolvido ou provoca a disfunção da tiróide.
  • Na urina 24 H: A determinação das hormonas tiroideias na urina de 24 horas fornece uma avaliação dos níveis médios de T3 e T4 por 24 horas seguidas, o que é melhor, mais próximo da realidade. Na verdade, como são feitos numa base ad hoc, os testes de tiróide no sangue não podem ser representativos da taxa média de hormonas tiroideias produzidas e usadas por 24 horas.
Quais são as causas de uma baixa função da tiróide?

As fontes podem ser múltiplas. Por exemplo, pode ser simplesmente devido ao envelhecimento. A má conversão de T4 para T3 é bastante comum em pacientes com idade entre 35 e 40 anos. Outra causa pode ser um fígado preguiçoso (é principalmente no fígado que ocorre a conversão de T4 em T3). A atividade física também pode reduzir a conversão de T4 para T3.

Como aumentar naturalmente os níveis da hormona da tiróide?

Dormir! Quando você não dorme o suficiente, a produção da hormona tiroideia diminui em 20% a 40%. Isso explica o nervosismo e a fadiga matinal.

Coma muitas frutas e legumes! A frutose acelera a conversão de T4 para T3. Tenha cuidado, evite vegetais muito fibrosos, especialmente repolho que possa conter produtos antitiroideios, tiocianato ou isotiocianato.

Não coma muita proteína. Excesso de proteína (300 g ou mais de carne por dia) retarda a conversão de T4 em T3, colocando o consumidor de carne em excesso com hipotiroidismo.

Além dos problemas óbvios da tiróide, como hipotiroidismo ou hipertiroidismo, ainda há muitos casos de hipotiroidismo leve com níveis relativamente altos de TSH (cerca de 5).

Os sintomas são variados: intolerância ao frio, tendência a ganhar peso, fadiga crónica (especialmente em repouso), certa lentidão, falta de memória, obstipação, face inchada, pele seca, tendência à queda de cabelo.
                                                                                                              
Todos esses sintomas podem chamar a atenção e levar à verificação da função tiroideia. Também é necessário verificar os seus níveis de anticorpos anti-tiroideios. Um aumento desses anticorpos reflete a existência de uma tiroidite autoimune. Além disso, verifique a dosagem das hormonas T3 e T4 na sua urina, o que às vezes pode ajudar a detetar uma deficiência da tiróide nem sempre visível no sangue.

Tratar esses casos de hipotiroidismo leve com uma combinação de T3 e T4 melhora a vida desses pacientes.


Traduzido e adaptado de Dr. Thierry Hertoghe

https://hertoghemedicalschool.eu/about-us/introduction-to-dr-hertoghe/

http://www.hertoghe.eu/en/


Saiba mais e contacte-nos em Clínica do Poder!


VIVA COM SAÚDE, PODER E QUALIDADE DE VIDA!

GOSTE E PARTILHE MAIS E MELHOR SAÚDE!

1 comentário: