sexta-feira, 6 de maio de 2016

7 BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO ENVELHECIMENTO

Felizmente os avanços da medicina permitem-nos viver por mais anos. Mas é também importante perceber como vivemos estes anos.
Um estilo de vida ativo e saudável, incluindo a alimentação e a prática regular de atividade física permitem melhorar a qualidade de vida do indivíduo de várias formas.

Com o passar dos anos ocorre a diminuição das habilidades de motricidade como a flexibilidade, coordenação motora e força. A atividade física é um fator determinante para retardar o processo de envelhecimento.


Os benefícios da atividade física são amplamente reconhecidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, a melhorar a mobilidade e a promover o bem-estar psicológico.


1. Atividade física melhora o humor

A atividade física estimula várias reações químicas no cérebro que nos podem deixar mais felizes e mais relaxados, pode até mesmo ajudar a prevenir a depressão, aumentar a confiança e a autoestima.

2. Combate as doenças

A atividade física regular ajuda a prevenir ou controlar a tensão arterial. Aumenta também a produção da lipoproteína de alta densidade (HDL), ou bom colesterol, enquanto diminui os níveis de triglicéridos e o colesterol mau (LDL). Melhora a circulação sanguínea, reduzindo a acumulação de placas de ateroma nas artérias, além de ajudar a prevenir a diabetes tipo II, osteoporose, alguns tipos de cancro, AVC`s, quedas e fraturas.


3. Ajuda a controlar o peso


Quando fazemos atividade física gastamos calorias, quanto mais intensa a atividade, mais calorias são gastas e assim é mais fácil manter o peso sob controlo.


4. Aumenta o nível da energia


A atividade física aumenta a força muscular e a resistência. Fornece oxigénio e nutrientes aos tecidos, ajudando todo o sistema cardiovascular, tornando mais eficiente a circulação sanguínea. Quando o coração e o pulmão trabalham mais, temos mais energia para realizar as atividades quotidianas.

5. Promove um sono melhor

Com a prática da atividade física ficamos mais relaxados, contribuindo para uma melhor noite de sono. Com isso melhoramos a concentração, a produtividade e o humor.



6. Melhora e estimula o desempenho sexual

A atividade física regular pode fazer-nos sentir mais revigorados e atraentes, o que terá um efeito positivo na vida sexual. Mais do que isso, pode levar a um aumento da excitação para as mulheres e, os homens tem menos probabilidade de ter problemas relacionadas com a disfunção erétil do que aqueles que são sedentários.

7. Pode ser divertido

A atividade física é uma ótima maneira de sentir-se melhor, obter benefícios relacionados com a saúde e divertir-se. Dá uma oportunidade de relaxar, desfrutar do ar livre ou simplesmente se envolver em atividades que o/a deixem feliz.

Henrique Pedroso
Fisioterapeuta
henrique.pedroso@clinicadopoder.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário