segunda-feira, 19 de novembro de 2018

DIA INTERNACIONAL DO HOMEM



O Dia Internacional do Homem é um evento celebrado no dia 19 de novembro. A data foi instituída pelo médico Jerome Teelucksing, de Trinadad e Tobago, e apoiada em 1999 pela ONU e por diversos grupos de defesa aos direitos masculinos de vários continentes.

Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem são: consciencializar para a melhoraria da saúde e bem-estar social, emocional e físico dos homens, entre outros.

O Dia Internacional do Homem está diretamente ligado com “Movember” ou “Novembro Azul”, um evento mundial realizado todos os anos para alertar a sociedade para os problemas de saúde masculina, como por exemplo o cancro de próstata e a hiperplasia benigna da próstata. A prostatite (inflamação da próstata) é uma das patologias mais comuns e pode acometer homens de todas as idades.

O cancro de próstata é o tipo mais comum de cancro e a principal causa de morte entre a população masculina que desenvolvem neoplasias malignas.
A melhor forma de garantir a cura do cancro de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas os homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco ou 50 anos sem fatores, devem ir ao urologista e realizar o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações na próstata, como endurecimento ou presença de nódulos suspeitos, bem como (se for o caso) a presença de prostatite.
Cerca de 20% dos pacientes com cancro de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de cancro, como PSA, ecografias ou biópsia.

Realizar cuidados alimentares personalizados, praticar exercício físico, manter um peso adequado à altura, gerir o stresse, evitar fatores de risco como o consumo de álcool e tabaco, ajudam a diminuir o risco de desenvolvimento do cancro e outras patologias que afetam a próstata e a saúde masculina.

Henrique Pedroso
Fisioterapeuta
henrique.pedroso@clinicadopoder.pt


Para mais informações e agendamento de consultas siga o link Clínica do Poder.

Contacte-nos! 


VIVA COM SAÚDE, PODER E QUALIDADE DE VIDA!

GOSTE E PARTILHE MAIS E MELHOR SAÚDE!


Referências:


  • https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-homem/
  • http://lifestyle.publico.pt/noticias/355460_os-homens-precisam-de-um-dia-internacional
  • https://www.ligacontracancro.pt/cancro-da-prostata/
  • http://portaldaurologia.org.br/novembro-azul/novembro-azul-orienta-sobre-o-cancer-de-prostata/
  • http://portaldaurologia.org.br/pdf/novembro-azul/folder_nov_azul_18.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário