quarta-feira, 5 de junho de 2019

OS ANTIBIÓTICOS INTERFEREM NA POTÊNCIA SEXUAL??



Os Antibióticos têm a capacidade de impedir a multiplicação das bactérias ou de as eliminar, sendo que o seu uso está indicado apenas em infeções causadas por bactérias.
Contudo, existem milhares de bactérias benéficas no nosso organismo, os  antibióticos “atacam” não só as bactérias nocivas, que o deixam doente, mas também as benéficas, que o ajudam a manter-se saudável.

Portanto os antibióticos além de combaterem os agentes causadores da infeção, também exercem efeito sobre alguns microorganismos, normalmente presentes no corpo humano, modificando assim o seu equilíbrio normal e desejável.

Não se conhece uma relação direta entre a toma de antibióticos e a potência sexual, porém tanto pela presença de bactérias nocivas no organismo ou na consequência da diminuição do sistema imunitário, o nosso organismo pode estar mais enfraquecido e assim haver uma diminuição da potência sexual.

É importante ressaltar que na presença de bactérias na próstata (Prostatite), o homem pode apresentar alguns distúrbios na sua saúde sexual, como diminuição da função erétil, alterações na ejaculação, diminuição da potência sexual, do desejo e da excitação, entre outros.

Salientamos também, que por vezes, o tratamento com antibióticos por tempo prolongado, por exemplo para o tratamento da prostatite, pode dissimular os seus sintomas, não estando, no entanto, esta patologia curada, o que poderá causar impotência sexual.

Algumas orientações a serem seguidas durante o tratamento com antibióticos:
  1. Não ingerir bebidas alcoólicas durante o período em que estiver a tomar o antibiótico. O álcool pode anular ou reduzir o seu efeito;
  2. A sua toma deve ser junto às refeições ou com algum alimento no estômago;
  3. A automedicação pode mascarar sintomas de doenças, portanto no caso de quadro clínico persistente procurar o médico urgentemente;
  4. Mesmo que os sintomas e queixas desapareçam, é fundamental cumprir as indicações do médico em relação à duração da toma e dosagem.

Henrique Pedroso
Fisioterapeuta

Se sente diminuição da potência sexual tal pode dever-se a variados fatores. 


Referências:

  1. http://www.infarmed.pt/documents/15786/1816213/Recomendações+CNFT+sobre+Antibioterapia/ed0f1313-dd35-4745-8ca3-f90eb0ab9106
  2. https://apurologia.pt/wp-content/uploads/2018/10/Infeccoes-Urinarias.pdf
  3. http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2128-uso-correto-de-antibioticos
  4. https://www.farmaciasportuguesas.pt/menu-principal/familia/como-funcionam-os-antibioticos.html
  5. http://repositorio.unesc.net/handle/1/714

Sem comentários:

Publicar um comentário