quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Dia Mundial da Saúde Sexual


A Associação Mundial para a Saúde Sexual (WAS - World Association for Sexual Health), declara que a saúde sexual é um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade; não é meramente a ausência de doença, disfunção ou enfermidade. A Saúde sexual requer uma abordagem positiva e respeitosa para com a sexualidade e relacionamentos sexuais, bem como a possibilidade de ter experiências sexuais prazerosas e seguras, livres de repressão, discriminação ou violência.

O dia mundial da Saúde Sexual tem sido assinalado desde 2010 e tem convidado o público em geral e profissionais de saúde a unirem-se para promover a saúde sexual, o bem-estar e os direitos de todos.

Este ano o tema é “Educação sexual para todos: uma ponte para a saúde sexual”. Destacando a importância da uma educação integral da sexualidade, para todas as idades, grupos e contextos. Tendo como objetivo ressaltar que todas as pessoas devem ter acesso a educação sexual.

Todas as pessoas têm direito a educação e a uma educação integral da sexualidade, que deve ser apropriada à idade, cientificamente correta, culturalmente competente e baseada nos direitos humanos, na igualdade de género com enfoque positivo na sexualidade e no prazer.

A Associação Mundial para a Saúde Sexual reconhece que os direitos sexuais são baseados na liberdade, dignidade e igualdade inerente a todos os seres humanos.

O prazer é parte integrante dos direitos sexuais da mulher e do homem. É também um fator de equilíbrio e bem-estar físico, psicológico, intelectual e social. De facto, revela-se tão importante que a sua falta abala a vida sexual da mulher e do homem, causando danos ao organismo a vários níveis.


Henrique Pedroso
Fisioterapeuta

Referências:
  1. http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2018-09-04-Dia-Mundial-da-Saude-Sexual-Em-defesa-dos-Direitos-Sexuais
  2. http://www.worldsexology.org/
  3. http://www.diamundialsaludsexual.org/
  4. https://www.clinicadopoder.pt/pt/especialidades/saude-sexual-feminina

Sem comentários:

Publicar um comentário