Avançar para o conteúdo principal

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO



O dia internacional do idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Nos últimos 40 anos a população idosa portuguesa duplicou. Presentemente, representa cerca de 17,1% da população total e nas previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o ano 2050 corresponderá a 32% do total da população do país. Portugal será, então, o quarto país da União Europeia com maior percentagem de idosos.

Com a elevação da esperança de vida, a chamada terceira idade esticou bastante. Isso aconteceu por vários motivos, mas os principais são os avanços da medicina e as melhorias na qualidade de vida. 

O envelhecimento é considerado um processo dinâmico e progressivo, no qual ocorrem modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam perda de capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos.

O envelhecimento não é um problema, mas uma parte natural do ciclo de vida, sendo desejável que constitua uma oportunidade para viver de forma saudável e autónoma por mais tempo possível.

A Medicina Antiaging não é capaz de parar o tempo, mas pode atrasar o relógio biológico, reduzindo substancialmente o envelhecimento. Desta forma, minimiza a probabilidade de surgirem patologias, uma vez que repomos e recebemos todas as matérias-primas necessárias e indispensáveis ao equilíbrio humano.

Manter uma alimentação equilibrada e adequada, praticar exercício físico, reduzir o stress, evitar fatores de risco como o consumo de álcool e tabaco, repor e otimizar as hormonas que se vão perdendo gradualmente, são alguns dos pilares desta nova medicina capaz de melhorar a qualidade de vida à medida que o tempo avança.


Henrique Pedroso
Fisioterapeuta



Referências:

  1. https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/1001---dia-internacional-do-idoso.htm
  2. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-páginas-antigas/dia-internacional-da-pessoa-idosa-texto-ceec/
  3. https://www.clinicadopoder.pt/pt/especialidades/anti-aging/medicina-anti-aging
  4. https://www.clinicadopoder.pt/pt/especialidades/anti-aging/envelhecimento

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COVID-19: «INSISTIR E NÃO DESISTIR NA PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA»

Perante a situação epidemiológica nacional e internacional, o Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos (OM) para a Covid-19 emitiu esta terça-feira um documento com recomendações, salientando que «a pandemia SARS-CoV-2 não terminou e, na presente data, a nível global o número de casos confirmados ultrapassa os 9 milhões e o dos óbitos aproxima-se dos 500.000». Quanto ao nosso país, «a maioria da população permanece suscetível e todos estão em risco de contrair formas graves de doença e eventuais sequelas, cuja evolução da doença ainda não permite clarificar», sublinha a OM. Aliás, refere o organismo, « os números de casos de Covid-19 registados na última semana colocam Portugal com o segundo pior rácio de novas infeções por cada 100 mil habitantes entre os 10 países europeus com mais contágios , apenas atrás da Suécia». Desta forma, considera a OM que «o desconfinamento em curso, deve exigir a todos, inclusive à população supostamente de menor risco, a máxima responsabilidade e a estri...

PANDEMIA MOSTROU A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE SAÚDE DE ACESSO UNIVERSAL

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considera que os países aprenderam com a pandemia a importância de ter sistemas de saúde de acesso universal para responder a situações inesperadas, mas também às necessidades da população. «As lições que se tiram deste período ultrapassam em muito a dimensão nacional, são lições globais porque em grande medida, na maior parte dos países, fica claro o apelo que a Organização Mundial de Saúde tem vindo a fazer há muitos anos de se implementarem sistemas de cobertura geral e de acesso universal», disse o ex-governante em entrevista à agência Lusa. O médico e ex-administrador hospitalar afirmou que na Europa os países que têm respondido melhor à pandemia são os que «tinham uma reserva funcional positiva dos seus sistemas de saúde». «Quando falo de sistemas de saúde não falo apenas da componente de prestação de cuidados, porque nesta matéria é também muito importante a dimensão da saúde pública como componente do sistema que aborda ...

SLAVOJ ZIZEK: "PODE A COVID-19 LEMBRAR-NOS QUE O SEXO É UM CANAL IMPORTANTE PARA A ESPIRITUALIDADE?"

Sobre o impacto que a atual pandemia terá na sexualidade e nas relações, o filósofo esloveno acredita que "uma nova apreciação da intimidade sexual emergirá da epidemia". A epidemia do novo coronavírus "dará certamente um impulso aos jogos sexuais digitais", mas esperamos que conduza também a "uma nova apreciação da intimidade física" e recorde à humanidade que "o sexo entre duas pessoas é um meio para a espiritualidade", afirma o filósofo esloveno Slavoj Zizek, num recente artigo de opinião para a RT. Zizek refere-se a duas das recomendações do Serviço de Saúde Irlandês que emitiu diretrizes sobre práticas sexuais durante o tempo do coronavírus e sugere que as pessoas "considerem fazer uma pausa nas interações cara-a-cara e físicas" e, em vez disso, "namorar por vídeo, sexting ou conversar" para satisfazer as suas necessidades sexuais. Além disso, as autoridades sanitárias irlandesas indicam que "a masturbação...