terça-feira, 1 de outubro de 2019

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO



O dia internacional do idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Nos últimos 40 anos a população idosa portuguesa duplicou. Presentemente, representa cerca de 17,1% da população total e nas previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o ano 2050 corresponderá a 32% do total da população do país. Portugal será, então, o quarto país da União Europeia com maior percentagem de idosos.

Com a elevação da esperança de vida, a chamada terceira idade esticou bastante. Isso aconteceu por vários motivos, mas os principais são os avanços da medicina e as melhorias na qualidade de vida. 

O envelhecimento é considerado um processo dinâmico e progressivo, no qual ocorrem modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam perda de capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos.

O envelhecimento não é um problema, mas uma parte natural do ciclo de vida, sendo desejável que constitua uma oportunidade para viver de forma saudável e autónoma por mais tempo possível.

A Medicina Antiaging não é capaz de parar o tempo, mas pode atrasar o relógio biológico, reduzindo substancialmente o envelhecimento. Desta forma, minimiza a probabilidade de surgirem patologias, uma vez que repomos e recebemos todas as matérias-primas necessárias e indispensáveis ao equilíbrio humano.

Manter uma alimentação equilibrada e adequada, praticar exercício físico, reduzir o stress, evitar fatores de risco como o consumo de álcool e tabaco, repor e otimizar as hormonas que se vão perdendo gradualmente, são alguns dos pilares desta nova medicina capaz de melhorar a qualidade de vida à medida que o tempo avança.


Henrique Pedroso
Fisioterapeuta



Referências:

  1. https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/1001---dia-internacional-do-idoso.htm
  2. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-páginas-antigas/dia-internacional-da-pessoa-idosa-texto-ceec/
  3. https://www.clinicadopoder.pt/pt/especialidades/anti-aging/medicina-anti-aging
  4. https://www.clinicadopoder.pt/pt/especialidades/anti-aging/envelhecimento

Sem comentários:

Enviar um comentário