quarta-feira, 15 de abril de 2020

COMO OTIMIZAR E PREVENIR LESÕES DURANTE O TELETRABALHO

A Ergonomia é muito importante para o desenvolvimento de qualquer atividade de trabalho, inclusive em teletrabalho. Adequar o local trabalho às funções que vai desempenhar e os seus métodos, assim como a manutenção de uma boa postura evitam desconfortos musculares no final do dia.

Por isso é muito importante ter disciplina, não só para o trabalho ser produtivo, mas para manter uma relação saudável com o próprio corpo.

A escolha do local onde o trabalho será desempenhado é de extrema importância para manter a concentração necessária para realização das tarefas. Não utilize o sofá, a cama, ou a mesa de jantar para desempenhar as atividades laborais, pois é praticamente impossível adaptá-los ao trabalho contínuo com o computador.

Portanto deve ser um espaço exclusivo para trabalhar, preferencialmente silencioso e com boa iluminação. Preferencialmente a luminosidade natural do dia. Procure que o espaço na mesa esteja arrumado e com os objetos que usa com mais frequência,  próximos de si quanto possível.

Realize pequenas pausas a cada hora de trabalho ou quando finalizar uma tarefa mais complexa. As pausas, a alteração da posição corporal contribuem para o relaxamento muscular e para a saúde dos olhos.

Para prevenir dores, mobilize os músculos de forma lenta, alongue o pescoço, inclinando-o para um lado e para o outro e leve o queixo ao peito, por exemplo. Circule dentro de casa, faça pequenos alongamentos também nas mãos, punhos, braços e nas pernas.

Além de corrigir a postura e fazer os alongamentos, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral recomenda a prática de exercício físico para fortalecer os músculos que têm “uma função fundamental para a coluna”.

Vale salientar que manter uma postura confortável e saudável é importante, pois esta poderá afetar não somente a sua produtividade de forma geral, mas também influenciar no conforto ao usar o computador, além de ajudar a prevenir possíveis doenças osteomusculares.

Neste período de quarentena para prevenção do novo Coronavírus, é muito importante manter boa alimentação, a higienização frequente das mãos, dos equipamentos e mobiliários de trabalho. Tenha um tempo para se exercitar e lembre-se que se deve manter saudável assim como a sua família.




Fisioterapeuta Henrique Pedroso 

Referências:






Sem comentários:

Enviar um comentário