Avançar para o conteúdo principal

CONSULTA DE BEM-ESTAR E CRESCIMENTO PESSOAL, Focusing: ajude a sua mente a escutar o corpo

Já deu por si a ter uma sensação de tensão na barriga antes de um teste ou de uma entrevista importante..? Pressão ou peso no cérebro..? Sentir a mente meio despistada ou desorientada ao longo do dia..?
Costuma dar atenção a essas sensações ou procura fazer outra coisa que ajude a distrair..?
Se for como a maioria das pessoas é provável que se queira distrair disso, já que são sensações desagradáveis. É muito mais comum darmos atenção ou estarmos abertos a coisas que nos façam sentir bem. 

No entanto, HÁ PROVAVELMENTE UMA BOA RAZÃO PARA QUE NO SEU CORPO VOCÊ ESTEJA A SENTIR O QUE ESTIVER A SENTIR, independentemente de ser agradável ou desagradável. 

O nosso corpo não é só um composto de processos fisiológicos e bioquímicos. Ele é uma membrana sensível que está em constante inter-relação com o ambiente à sua volta, efectuando trocas de informação entre o nosso mundo externo e interno de modo a manter um equilíbrio dos seus sistemas, equilíbrio esse que dá pelo nome de homeostasia.

Este processo de homeostasia tem fascinado o homem desde os tempos mais remotos e hoje em dia, muitas são as áreas do saber humano que se especializaram no seu estudo, em particular a psiconeuroimunologia. 

Esta é uma das ciências que comprovou a existência de uma interligação entre o sistema nervoso, endócrino e imunológico, demonstrando que as emoções perturbadoras e os fatores geradores de stresse podem, para além de nos fazer sentir miseráveis, levar-nos literalmente à doença.  
No que respeita ao sistema nervoso, a maior parte de nós não foi ensinado a cuidar dele de forma consciente e natural. Na cultura onde nascemos SÃO MUITOS OS SÍTIOS ONDE NOS ENSINAM COMO PENSAR OU ATUAR, MAS SÃO RAROS OS LOCAIS ONDE NOS ENSINAM A SENTIR E A ESCUTAR O PROCESSO DO CORPO.

O Focusing é a aplicação sistematizada e concentrada da nossa atenção de modo a regular o nosso sistema nervoso e os estados emocionais que daí decorrem. Ao focarmo-nos na abundância de sensações do nosso corpo podemos aprender a aliviar tensões, dores ou outras sensações e sentimentos desagradáveis, sintomas psicossomáticos, resolver indecisões ou mesmo hábitos indesejáveis. 
No geral, trata-se de uma atividade natural que todos nós já fazemos ao longo de um dia mas de uma maneira ineficiente e pouco consciente, para além de ser feito apenas durante curtos períodos de tempo.



De fato, a atenção concentrada numa sensação corporal ou num sentimento pode por vezes intensifica-la. Outras vezes a sensação inicial desagradável pode transformar-se noutra igualmente desagradável, antes de obtermos algum alívio. Por esta razão O USO DESTA TÉCNICA NA SUA FASE DE APRENDIZAGEM DEVE SER SUPERVISIONADA POR UMA PESSOA COMPETENTE.

O Focusing foi nomeado por Eugene Gendlin e usado para pessoas que tem dificuldades em identificar, compreender, expressar ou relacionar-se com as suas sensações e emoções. Através de passos simples as pessoas conseguem APRIMORAR A COERÊNCIA ENTRE A MENTE E O CORPO, entre o que pensam e aquilo que realmente estão a sentir.


Os benefícios deste aprimoramento permitem que as pessoas estejam mais enraizadas e centradas no que estão a fazer, obtendo também insights profundos sobre o que precisam de fazer para optimizar o seu bem-estar.

“Se ofereceres resistência às coisas que se estejam a passar no teu interior, elas vão persistir, mas se te tornares plenamente consciente do que estás a vivenciar, elas vão-se dissolver”. 
Eugene Gendlin

Saiba algumas das vantagens em aprender a fazer Focusing:

  • Poder fazer escolhas mais coerentes consigo mesmo/a;
  • Auxiliar os médicos num possível diagnóstico;
  • Ter uma maior noção dos seus limites;
  • Estar mais atento às suas necessidades profundas;
  • Obter maior prazer da relação sexual;
  • Ter menos acidentes e lesões;
  • Saber o que fazer para alcançar um maior bem-estar;
  • Melhorar as suas competências de escuta de si e do outro.

VENHA EXPERIMENTAR UMA CONSULTA à Clínica do Poder!

Mestre João da Fonseca
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
joao.dafonseca@clinicadopoder.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COVID-19: «INSISTIR E NÃO DESISTIR NA PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA»

Perante a situação epidemiológica nacional e internacional, o Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos (OM) para a Covid-19 emitiu esta terça-feira um documento com recomendações, salientando que «a pandemia SARS-CoV-2 não terminou e, na presente data, a nível global o número de casos confirmados ultrapassa os 9 milhões e o dos óbitos aproxima-se dos 500.000». Quanto ao nosso país, «a maioria da população permanece suscetível e todos estão em risco de contrair formas graves de doença e eventuais sequelas, cuja evolução da doença ainda não permite clarificar», sublinha a OM. Aliás, refere o organismo, « os números de casos de Covid-19 registados na última semana colocam Portugal com o segundo pior rácio de novas infeções por cada 100 mil habitantes entre os 10 países europeus com mais contágios , apenas atrás da Suécia». Desta forma, considera a OM que «o desconfinamento em curso, deve exigir a todos, inclusive à população supostamente de menor risco, a máxima responsabilidade e a estri...

PANDEMIA MOSTROU A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE SAÚDE DE ACESSO UNIVERSAL

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considera que os países aprenderam com a pandemia a importância de ter sistemas de saúde de acesso universal para responder a situações inesperadas, mas também às necessidades da população. «As lições que se tiram deste período ultrapassam em muito a dimensão nacional, são lições globais porque em grande medida, na maior parte dos países, fica claro o apelo que a Organização Mundial de Saúde tem vindo a fazer há muitos anos de se implementarem sistemas de cobertura geral e de acesso universal», disse o ex-governante em entrevista à agência Lusa. O médico e ex-administrador hospitalar afirmou que na Europa os países que têm respondido melhor à pandemia são os que «tinham uma reserva funcional positiva dos seus sistemas de saúde». «Quando falo de sistemas de saúde não falo apenas da componente de prestação de cuidados, porque nesta matéria é também muito importante a dimensão da saúde pública como componente do sistema que aborda ...

MENOPAUSA: REFLEXÃO

Há muitos medos e mitos em torno da terapia de substituição hormonal (HST). Neste artigo iremos compreender o processo, com base nas experiências de mulheres que utilizaram a terapia assim como em dados das pesquisas disponíveis e com a revisão da literatura. Muitos afirmam que as hormonas são prejudiciais porque são sintéticas. Mas hoje em dia, podem ser usadas apenas hormonas bio idênticas que são semelhantes às existentes no nosso organismo, não só em estrutura como em funções, sendo por isso: mais seguras, mais eficazes e mais fáceis de otimizar. As hormonas foram estudadas suficientemente bem, muito melhor do que qualquer outra substância do nosso corpo. O seu estudo começou nos anos 30 do século passado. Atualmente, a literatura científica conta com dezenas de milhares de publicações sobre este tema. É uma opinião muito comum que, se a natureza inventou a menopausa, que assim a devemos viver. Infelizmente, muitas vezes vemos relutância do médico em interferir no "proce...