terça-feira, 14 de novembro de 2017

SINTOMAS DA ANDROPAUSA. SAIBA RECONHECÊ-LOS!

A  ANDROPAUSA conhecida também como hipogonadismo masculino tardio é um marco na vida do homem, que se deve a uma redução progressiva da produção hormonal, nomeadamente da testosterona, que pode ocorrer nos homens após os 35 anos.

A testosterona, sendo hormona sexual dominante no homem, é responsável pelas características masculinas como por ex: crescimento do pêlo e musculatura, assim como a capacidade reprodutiva. A sua redução ocorre em media 1,2% por ano após os 40 anos, podendo chegar, aos 70 anos, com cerca de 35% menos, comparado a um adulto jovem.


Também tem um papel importante em:
• Proteção cardiovascular (recetores de testosterona no coração)
• Reduz o colesterol, reduzindo assim a medicação necessária para o controlo de diabetes tipo 2)
• Incrementa a densidade óssea
• Aumenta a massa muscular e diminui a massa adiposa (controlo do peso e aumento da resistência física)
• Diminui o risco de aparecimento de doenças degenerativas
• Recupera a função sexual (aumenta a líbido, desempenho sexual)

Para além da diminuição normal dos níveis de testosterona associada à idade, constituir a  causa do aparecimento dos sintomas da Andropausa, os fatores como o estilo de vida, nomeadamente a alimentação, falta de exercício físico podem contribuir para o agravamento dos sintomas, assim como piorar a qualidade de vida do homem.

Caso apresente alguns dos sintomas referidos na imagem, é essencial que procure auxílio médico. Havendo necessidade e indicação, poderá encontrar solução através da reposição hormonal, para além de outros métodos de tratamento auxiliares e complementares, igualmente eficazes, tais como terapia laser de baixa intensidade, orientação nutricional personalizada, entre outros necessários.

A TESTOSTERONA É MUITO MAIS DO QUE A HORMONA SEXUAL MASCULINA. MEDIANTE OS SINAIS DE ANDROPAUSA, A REPOSIÇÃO DESTA HORMONA TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL.

Se é homem e se identifica com esta situação, esteja alerta, não protele procurar ajuda por falta de tempo. Cuide da sua saúde geral e sexual! Otimize a sua energia sexual e o seu poder individual!

Marcos Silveira
Fisioterapeuta

Referências bibliográficas:

1 comentário: